top of page

Brasil Mestiço de Todos


Não há brasileiros melhores do que outros. Após a abolição da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território, contudo não deu quaisquer incentivos aos ex-escravos e seus descendentes, o que agravou, ao longo dos anos, a desigualdade social e econômica no país.


Hoje, assistimos aos preconceitos sofridos - sobretudo pelos nordestinos - nas redes sociais e em grandes cidades como São Paulo, que ostenta o título de ter o maior grupo separatista brasileiro: "São Paulo para os Paulistas". Aí nos perguntamos: Quem são os paulistas? São os brasileiros de várias partes desse imenso país e de outras partes do mundo que há séculos constroem essa grande cidade.


O Brasil é um país mestiço por excelência e nunca foi negado a nenhum povo que o escolheu como lar chamá-lo de "minha pátria". Por isso, respeitemos os cidadãos das mais variadas regiões e recantos desse imenso país e não esqueçamos que nós temos, desde os índios, mais de 500 anos de história. E não apenas 120 ou 150 anos.



(LH)





bottom of page