Cabras e Águias

Parece que a vida se resume no fato de que nascemos e morremos. E o intervalo entre uma coisa e outra parece uma estrada reta. Em uma sociedade em que a construção da identidade é levada tão a sério, não é à toa que ser “bipolar” seja um transtorno.

Construímos uma “identidade” que vai desenhando a nossa “rota” até o fim. Quem sai desse caminho é rotulado de anormal, vagabundo, marginal, alguém que precisa ter um rumo na vida. Concluir o trajeto dessa estrada reta seria o nosso “objetivo” de vida. O roteiro exige que caminhemos sempre resilientes, “pra cima” e “em frente”, sem paradas ou descansos. Renovação é para as águias, não para as cabras.

A “identidade” também nos leva a rotinas muitas vezes estressantes, deixando os momentos de prazer restritos, muitas vezes, aos finais de semana, feriados e férias. Aos “biscoitinhos de compensação” do final do expediente. O senso de identidade nos faz analisar e discriminar tudo, separando e catalogando coisas e pessoas em partes. Como se linear e simétrico fosse algo “humanamente possível”.

Ao nosso redor, há várias informações sobre como ser “bem-sucedido”, como ter sucesso. E, em qualquer perspectiva de fracasso, somos rodeados por profissionais que, mesmo teoricamente, podem nos fazer voltar pra “rota”. São como “pastores” dispostos a tanger-nos de volta ao pasto.

Assim, seguimos como “cabras montanhesas”, que não se reconhecem capazes de alçar o “voo da águia”, nem se permitem uma renovação. Tendo que conseguir - a todo custo - chegar ao cume da vida, haja o que houver. 

Mas pode ser que o “cume” da vida seja mais uma grande ilusão e que ninguém precise chegar a ele ou a qualquer lugar. Pode ser que a vida não tenha sentido mesmo... E que viver seja ser e estar na sua bela vista e, simplesmente, apreciá-la. Integrando a cabra e a águia que somos.

(L.H.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade pra compartilhar, dar um oi...

*As imagens contidas aqui são edições de telas de LH, registros de eventos ou do nosso cotidiano, exceto as relacionadas ao Crimson Circle.